Agência Brasil
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai fazer uma auditoria operacional
no sistema de check in das empresas TAM e Gol por causa dos problemas
recentes apresentados na emissão de bilhetes. Segundo a Anac, na manhã de ontem
(25), o sistema da empresa Gol apresentou instabilidade, com impactos pouco
significativos em alguns aeroportos, de acordo com monitoramento da agência.
Na próxima quarta-feira (31), a diretoria da Anac vai fazer uma reunião com a
Gol e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) para que a empresa possa explicar as
causas dos problemas em seus sistema de check-in.
A Gol já tinha sido notificada pela Anac por causa dos problemas ocorridos na
última segunda-feira (22) e terá dez dias para apresentar comprovantes de
prestação de assistência aos passageiros nos casos de atrasos e cancelamentos de
voos. O descumprimento das regras pode gerar multas entre R$ 4 mil e R$ 10 mil
por passageiro, podendo chegar a R$ 1,74 milhão por voo.
No dia 15 deste mês, a TAM foi notificada pela Anac para prestar explicações sobre as
falhas apresentadas no sistema de check in da companhia ocorridas nessa
data em diversos aeroportos do país. Na ocasião, o sistema utilizado pela
companhia aérea nos procedimentos de embarque sofreu instabilidade, atingindo a
atividade da empresa em todos os aeroportos. A empresa teve que comprovar a
prestação de assistência aos passageiros afetados pelos atrasos.
A Anac orienta os passageiros que se sentirem prejudicados a procurarem
primeiramente a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Se as
tentativas de solução do problema não apresentarem resultado, o consumidor
poderá encaminhar a demanda para a Anac, para os órgãos de defesa do consumidor
e para o Poder Judiciário.