O Fluxo de Caixa no Orçamento Familiar

Qual a melhor ferramenta para controlar o orçamento familiar?

Por: Simples Finanças

O controle do fluxo de caixa nas empresas é indispensável, para que os gestores tenham conhecimento dos recursos disponíveis para honrar seus compromissos, mas qual a relação desse controle gerencial em um controle de orçamento familiar?

O orçamento familiar precisa ser realizado com o máximo de informações possíveis, nele devem constar as informações referentes entradas (salários e outros valores a receber) e as saídas (despesas pessoais, transporte, aluguel etc.). Com os devidos valores anotados, podemos montar nosso fluxo de caixa familiar.

De um lado serão registradas as receitas mensais (ou outro período de sua preferência) e do outro as despesas, a diferença entre um e o outro pode ser POSITIVO (+), NEGATIVO (-) ou NEUTRO (0). leia também: Os 3 estágios do orçamento familiar.

Não existe um melhor método para registrar o orçamento, pode ser desde o simples caderninho de rascunho, passando pelas planilhas eletrônicas, ou até mesmo em software para orçamento familiar (O IMPORTANTE É VOCÊ CONTROLAR SEUS GASTOS)

Agora diante das informações registradas, você pode acompanhar seu orçamento de forma mais eficiente, podendo realizar cortes ou investimento de forma planejada, E QUEM SABE REALIZAR AQUELE SONHO TÃO DESEJADO.

Em uma organização, no fluxo de caixa são registradas as movimentações de entrada (receitas) e saídas (despesas) que estão ocorrendo na empresa, através de dados que são utilizados para alimentar um sistema gerencial, o mesmo, serve para os gestores financeiros tomarem suas decisões de forma mais clara e consciente, evitando futuros imprevistos no caixa da empresa ou minimizando riscos de caixa negativo, antecipando-se às decisões futuras. (VOCÊ PODE FAZER O MESMO COM SEU ORÇAMENTO FAMILIAR)