Agência Brasil
O número de reclamações feitas ao Banco Central (BC) contra
instituições financeiras caiu de outubro para novembro, segundo dados divulgados ontem (17).
No mês passado, as queixas consideradas procedentes pelo BC chegaram a 1.382
contra os bancos, e a 21 sobre administradoras de consórcios, equivalente a uma
queda de 6,49% e 12,5% em comparação a outubro, respectivamente. Em relação a
novembro de 2011, a redução foi 11,9% e 41,6%.
A principal reclamação contra os bancos (217 casos) foi o débito não
autorizado. Em seguida, vem a cobrança irregular de tarifa (com 172 casos) e a
prestação de serviço irregular da conta-salário (167).
No caso das administradoras de consórcios, as principais reclamações foram
sobre liberação de crédito (nove casos) e esclarecimentos incompletos ou
incorretos (cinco casos).
Entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, o maior registro de
reclamações foi contra o Banco do Brasil, com 346. Em seguida, estão Bradesco
(310) e Itaú (204).