Filhote de baleia é encontrado morto na Praia de Serrambi, Litoral Sul de PE

Menos de um mês que foi encontrado um pinguim em Serrambi, agora foi um filhote de baleia, animal tinha sete metros de comprimento e pesava 1,5 tonelada.
Suspeita é que bicho foi tropelado por embarcação ou se enroscou em rede.


G1 PE

Um filhote de baleia foi encontrado morto na Praia de Serrambi, no Litoral Sul de Pernambuco, nesta terça-feira (18). O animal tinha sete metros de comprimento e pesava 1,5 tonelada. Por falta de transporte até à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o bicho foi enterrado em um terreno próximo à praia, com ajuda de um trator da Prefeitura de Ipojuca.

Filhote de baleia chegou morto à Praia de Serrambi, em Pernambuco (Foto: Adriano Artoni/ Arquivo Pessoal)Filhote de baleia chegou morto à Praia de Serrambi, em Pernambuco (Foto: Adriano Artoni/ Arquivo Pessoal)
 
De acordo com Adriano Artoni, voluntário de resgate e salvamento de animais, o filhote chegou à costa pernambucana por volta das 17h da segunda-feira (17). "Ele estava bastante mutilado, só com uma nadadeira, sem a cabeça e sem a cauda. Algumas partes do animal estavam presas em redes e cordas de navio. Outros pedaços estavam espalhados pela praia", disse.

Artoni informou que uma equipe de estudantes da UFRPE estava pronta para receber os restos mortais da baleia, mas nenhuma instituição contactada por ele ofereceu o transporte até a universidade. Segundo ele, os órgãos do animal estavam intactos. "Fico triste porque esse animal iria dar muitas informações para os alunos, pena que não tive apoio nessa hora", comentou.

O ambientalista acredita que o filhote é da espécie Cachalote, que é um animal oceânico e não vive na costa. "Como é época de acasalamento, ele deve ter saído da rota da corrente marinha e parou aqui. Acho que, infelizmente, foi atropelado por uma embarcação ou se enroscou em alguma rede de navio", falou.