Vendas de etanol crescem em agosto, mas não retomam índice do ano passado

Agência Brasil

As vendas no mercado interno de etanol hidratado, utilizado pelos carros flex, efetuadas pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do país, totalizaram 1,03 bilhão de litros em agosto. O montante é 12,6% superior ao apurado no mês anterior, mas ainda 13,67% abaixo do valor verificado em agosto de 2011.
“Parte dos consumidores ainda não percebeu que o etanol já é mais competitivo que a gasolina em várias regiões do país”, disse o presidente interino da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.

A entidade destaca que dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que, no estado de São Paulo, o preço do etanol nos postos atingiu 66% do valor da gasolina na última semana de agosto. Comportamento semelhante foi observado no Paraná, em Goiás e Mato Grosso, onde a paridade entre os preços ao consumidor do etanol hidratado e da gasolina foi 63% no período.
A quantidade de cana-de-açúcar processada totalizou 46,50 milhões de toneladas na segunda metade de agosto, contra 40,72 milhões de toneladas na mesma quinzena de 2011.

No acumulado do ano, até 31 de agosto, a moagem atingiu 307,60 milhões de toneladas, 9,4% inferior à do mesmo período da safra do ano passado. A produção de etanol hidratado na segunda semana de agosto atingiu 1,06 bilhões de litros, uma alta de 5,82% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, no entanto, a produção de etanol hidratado totalizou 7,3 bilhões de litros, 14,6% inferior à produção da safra do ano anterior, até o mês de agosto.