Ipojuca ganhará distrito industrial próximo a Camela

Polo ficará às margens da PE-60 e vai abrigar micro e pequenas empresas

Por: Amanda Souza da editoria de Economia 
Pernambuco cresce e Ipojuca acompanha o ritmo. A prova disso é que, no sábado, a Prefeitura do município lançou o Distrito Industrial José Múcio Monteiro, localizado às margens da PE-60 e distante 30 quilômetros do Complexo Industrial Portuário de Suape, no acesso do distrito de Camela. O espaço, de 120 hectares, visa abrigar micro e pequenas empresas, com atividades que estejam relacionadas ao Complexo de Suape. Quando em atividade, a expectativa é que os empreendimentos gerem entre 15 e 20 mil empregos diretos. O projeto foi lançado no último sábado, e contou com a presença de vários políticos e empresários.

O projeto, ao todo, inclui 49 lotes, que medem entre um e três hectares cada. “Existe uma demanda muito grande. O mercado está difícil para as micro e pequenas empresas por causa dos preços elevados dos terrenos. Pretendemos atrair indústrias que trabalhem fornecendo insumos para as cadeias de metalmecânica, naval e petroquímica, que são fortes em Suape”, afirmou a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Ipojuca, Simone Osias.

De acordo com o prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim, o terreno foi adquirido há três anos, através da desapropriação de terras da Usina Salgado, ao custo de R$ 2 milhões. Hoje, segundo Serafim, os lotes chegam a valer mais de R$ 20 milhões. “Ipojuca é, atualmente, a locomotiva do Estado. Camela era o distrito da cidade com menos oportunidades e, vendo essa falta de equidade, resolvemos realizar esse investimento”, pontuou.

O pré-cadastramento dos interessados começou na ocasião, mas o processo licitatório ainda está em fase de estudos, devendo ser lançado até dezembro. A área contará com completa infraestrutura de água, energia elétrica, acessos, drenagem, saneamento básico e sistema de comunicação, além de espaços verdes. “Os lotes serão vendidos com a obrigatoriedade de que os projetos executivos sejam cumpridos”, completou Simone.

HOMENAGEM

José Múcio Monteiro, que empresta seu nome ao novo Distrito Industrial de Ipojuca, foi um importante empresário e usineiro pernambucano, tendo sido presidente da Companhia Geral de Melhoramentos em Pernambuco. José Múcio Monteiro faleceu em um acidente de avião em 1972.

Durante o lançamento do distrito, o prefeito Pedro Serafim prestou uma homenagem aos filhos de José Múcio que estavam presentes no evento: Ana Amélia Monteiro, Maria José Monteiro, Domingos José da Costa Azevedo Neto, Antônio José Monteiro e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro Filho. A homenagem se estendeu a Maria Cristina Azevedo de Queiroz Monteiro, viúva de José Múcio, e a também filha Maria Consuelo Monteiro, que não puderam participar do lançamento.

“Para a nossa família, essa homenagem é importantíssima. José Múcio Monteiro, meu pai, foi um grande homem, que trabalhou por esta cidade durante toda a sua vida. Esta também é uma conquista para Ipojuca, por ser mais um polo industrial que se lança em Pernambuco”, afirmou o ministro José Múcio Monteiro Filho.