Mercado já se mostra otimista com a recuperação da produção industrial

Para o mercado, a apresentação de um segundo crescimento na produção sinaliza uma recuperação da indústria brasileira


InfoMoney

O mercado já se mostra mais otimista com a recuperação da produção nacional, após o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgar ontem (4) que o nível de atividade cresceu 0,3% de junho para julho, depois de já ter avançado 0,2% no mês antecedente.

Na visão da corretora Votorantim, a expectativa é de recuperação gradual da atividade econômica ao longo do segundo semestre.

"Na indústria,  a recuperação deverá vir primeiro nos setores produtores de bens de consumo duráveis. Já entre os setores produtores de bens de capital, vemos melhora apenas para o ano que vem, pois a utilização da capacidade instalada encontra-se em níveis relativamente baixos", avaliou a equipe da corretora.

Segundo o BB Investimentos, parte dos efeitos foi impulsionado por estímulos concedidos pelo Governo, como manutenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializado) reduzido para veículos leves, linha branca, materiais de construção e produtos moveleiros.

Por outro lado, segundo análise do BB,  o desempenho do setor de veículos pesados - o outro importante segmento da indústria - ainda está aquém do desejado.